Imagem capa -  Pré-natal! por Karla Custodio
dicasBebêsMaternidade

Pré-natal!


Em nosso post de hoje a Drª Sabrina Teixeira, ginecologista e obstetra, conta um pouco sobre os exames requisitados do pré-natal.




O objetivo do pré-natal é garantir o desenvolvimento da gravidez, permitindo o nascimento de um bebê saudável, sem prejuízo para a saúde materna. Para isso, será necessário além das consultas regulares com o seu médico obstetra, a realização de exames laboratoriais e de imagem.

Os seguintes exames deverão fazer parte do pré-natal de todas as grávidas:

Exames de sangue: - Hemograma completo - identificar a presença de anemia, alterações nos leucócitos e nas plaquetas.

- Glicose em jejum - diagnosticar o diabetes (gestacional ou prévio a gestação)

- Teste de tolerância a glicose oral - feito coleta de sangue após a ingestão de um líquido açucarado, com o objetivo de diagnosticar diabetes

-TSH/ T4 livre - avaliar a função da tireoide

- Tipagem sanguínea ABO/RH - avaliar o tipo de sangue. Se você for do tipo RH negativo, também deverá fazer o exame de Coombs indireto, para diagnosticar a Isoimunização materna.

- Sorologia para sífilis (Teste de VDRL) - diagnosticar a sífilis, doença que pode ser transmitida para o feto e provocar má formações.

- HbsAg - diagnosticar infecção pelo vírus da hepatite B.

- Anti-HCV - triagem para o vírus da hepatite C.

- Anti-HIV - diagnosticar a infecção pelo vírus do HIV.

- Toxoplasmose IGG e IGM - avaliar a presença de anticorpos contra o parasita e se a mãe possui risco de contrair a doença durante a gestação.

Exame de urina: EAS e Urocultura - diagnosticar a infecção de urina e avaliar a presença de sangue, glicose e outros elementos

Colpocitologia oncótica do colo do útero (preventivo) - prevenção do câncer do colo do útero

Alguns desses exames deverão ser repetidos durante a gestação, em geral serão realizados a cada trimestre, sendo a ultrassonografia recomendada pelo menos uma vez a cada trimestre.

As gestantes de alto risco provavelmente necessitarão de exames mais frequentes, e sempre sob supervisão do seu médico obstetra.










Dra Sabrina A. S. Mendes Teixeira (CRM ES 8756)