Imagem capa - Os Primeiros Passos Para Uma Gravidez Saúdavel. por Karla Custodio
Maternidade

Os Primeiros Passos Para Uma Gravidez Saúdavel.


Muitas emoções e dúvidas surgem quando se descobre uma gestação. Não importa se é o primeiro ou o terceiro filho, certamente muita coisa vai mudar nos próximos meses.
Pensando em todas essas dúvidas e questões, preparei uma série de artigos cheios de informação e inspiração para esse momento tão bonito, especial e também transformador.
Para começar nossa série, deixo você com esse texto realizado em parceria com a Drª Sabrina Mendes Teixeira.



Parabéns, gerar uma nova vida é maravilhoso, incrível! E para que tudo ocorra bem nesses próximos 9 meses, alguns cuidados devem ser tomados.
A primeira coisa que você deve fazer é marcar uma consulta com um obstetra de confiança. Você será avaliada clinicamente, seu médico vai solicitar vários exames complementares (sangue, urina, ultrassonografia...), ele também ira recomendar o uso de vitaminas pré-natais.
Se você apresentar algum problema de saúde, por exemplo pressão alta, serão tomados os cuidados necessários para minimizar os riscos de complicações durante a gestação.
O primeiro trimestre da gravidez é uma fase muito importante, pois o bebê está sendo formado. Por isso você deve evitar o uso de medicações não recomendadas pelo seu obstetra; alguns cosméticos também podem ser prejudiciais.




Alimentação


A alimentação deve ser o mais natural possível, evitando os alimentos altamente processados. No geral, diminuir a ingestão de açúcar e evitar alimentos crus é recomendado para todas as gestantes. Porções pequenas e em intervalos menores podem contribuir até para diminuir as náuseas dessa fase.



Movimente-se


A atividade física é benéfica durante toda a gestação. Se você já pratica alguma, provavelmente poderá continuar, com alguns cuidados especiais. É recomendado que a grávida pratique atividades físicas de baixo impacto e com pouco risco de queda, como por exemplo pilates, ioga, hidroginática, musculação, e 

sempre acompanhada de um profissional habilitado.



Fique Atenta


Não esqueça de usar repelente de mosquitos. E evite contato com pessoas doentes. Algumas doenças (por exemplo Zika e Rubéola) prejudicam a formação do bebê. As consultas pré-natais deverão ser realizadas em intervalos regulares (inicialmente a cada 1 mês, se tornando mais frequentes com o passar da gravidez). Converse bastante com seu obstetra, e tire todas as dúvidas que surgirem.







Drª Sabrina Mendes Teixeira

Obstetrícia, Ginecologia e Ultrassonografia.

(27) 3534-3654 / 99777-8037